sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Receita para um abraço infinito



"No mais, quando distante o abraço,
há sempre que se dizer um "olá".
Quando ausente o beijo,
precisamos (sempre) compartilhar o silêncio
e, nele, nos fazer mais unidos."


Dante Gabriel Rossetti, Paolo and Francesca Da Rimini (Detail) [1855]


Uniremos algumas três palavras e de sua indissociabilidade será gerado um sentimento. Quero entrelaçá-las num sempre e nunca desatado nó - serão chave para nenhuma porta. Quero o amálgama entre riso e lágrima e que sejam nova palavra em vida.


E a palavra seja instante subtraído de seu universo; e a palavra esteja só. Toda ela, palpitando apenas minha no ninho de meu corpo. Amarei a palavra.

Palavra, sentimento, porta.

Mas este senão de pequenas e muitas coisas procuradas está me enlouquecendo. Meus olhos não percebem os espelhos a fluírem do ventre e sobre tais estilhaços calco os pés desnudos.

À dispersão dos gestos, somam-se outros passos; discípulos e perseguidores tingindo de sangue o solo que a custo semeei; e sei que essas tintas são o mesmo sol espargido em incessantes fios pelos beirais de nossas casas; fios que embriagam nossas plantas e tomam nossas janelas, umedecem as paredes de nossos quartos em assombrosas figuras.


Tanta seiva entorpece-me; são revelações condenando à vida quem lhes ampara. Abrem meu peito em versos e outros maiores golpes; contam-me a existência de um leito em que convergiram estas águas. Mergulhos irrefletidos incidem sobre nossos corpos; submerge a fonte onírica de onde provieram as primeiras gotículas de lucidez.

São outros os sentidos que habitam o profundo em que construímos nossos paços e ensaiamos nossos dias. Sorvemos as emissões de sons dos quais já não nos ocupamos; na superfície instável, florescem segredos a lançar amantes contra as rochas. Mas, ei-los, no silêncio e na escuridão, pois que resistem: porta, sentimento, palavra.

6 comentários:

Renata (impermeável a) disse...

parnasiano????

marcela primo disse...

§

Não sei o sentido que deu a "parnasiano" neste caso, fica difícil responder... me dá uma dica?

§

H. Henrique disse...

Coração... resiste a (quase) tudo!!!

Obs.: Que bom q fui pesquisar no Google o era "paços" antes de te corrigir! Pensei: ela jamais cometeria esse erro!!!

rs

marcela primo disse...

§

=)

§

Renata (impermeável a) disse...

palavras mais importantes que sentimentos....

marcela primo disse...

§

Renata,
não consigo ver essa relação de superioridade que você me diz. Creio que, aqui, "palavra" (no singular) é mais uma abstração do que a matéria/forma cultuada pelos parnasianos. Mas vou pensar melhor no que você disse e, se eu não tiver entendido a sua questão, sinta-se à vontade para replicar.

§